Quem nunca disse que gosta de perfumes leves, frescos, doces, fortes. Um conhecedor de fragrâncias sabe distinguir as suas famílias e fazer as escolhas para cada época do ano. Por exemplo, para o verão as melhores fragrâncias são as florais e mais leves, já o inverno combina com fragrâncias macantes, sensuais.

Para não haver confusão, existe uma classificação internacional que divide as fragrâncias em famílias olfativas ou aromáticas, conforme a intensidade:

Cítricos: sua fragrância origina-se das cascas dos citrinos, destacando-se a laranja, limão, bergamota, toranja e tangerina. Esta família olfativa é muito popular, pois são fragrâncias leves e frescas. São protagonistas de quase todas as fragrâncias Unissex.

Florais: esta família olfativa, vai buscar o poder oufativo que as flores emanam. Muitas vezes, recorre-se a uma única espécie para produzir uma fragrância, como é o caso da rosa, violeta e jasmim ou criam autênticos buquês com flores variadas. Estão presentes quase que exclusivamente em perfumes femininos, dando um ar de romantismo à fragrância.

Fougères: este termo é de origem francês, para uma planta que quase não tem cheiro. Esta família representa fragrâncias de ervas e plantas herbáceas. Geralmente está associado a perfumes masculinos mais tradicionais.

Chipre: esta família distinta apesenta uma mistura de notas quentes e frias, um tipo de junção do melhor da perfumaria. é uma combinação bem aromática de notas cítricas, notas concentradas e que remetem a essência da terra (madeira e musgo).

Amadeirados: como o próprio nome sugere, esta família produz fragrâncias oriunadas das melhores madeiras. Somente as madeiras de luxo, como o pinheiro selvagem, o sândalo e o cedro do Líbano, conferindo melhor durabilidade e consist6encia. A esta família juntam-se incenso e mirro, notas mais quentes. Pode ser utilizado tanto em perfumes femininos quanto masculinos e ficam melhor se combinados com cítricos e florais.

Orientais: é a mais intensa das experiências olfativas, possui como base a mistura de especiarias exóticas como pimenta, anis, canela, baunilha e aromas florais. Antigamente ess6encias de musk, almíscar, âmbar e algumas de origem animal eram notas dominantes em perfumes orientais. Hoje, para baratear e melhor comercializar o produto, eles utilizam “moléculas sintéticas” reproduzindo as notas. 


Os perfumes também possuem magias, que podem mudar a nossa forma de agir, auxiliar as nossas emoções e até mesmo a atrair coisas boas para a nossa vida.

Veja os benefícios dos aromas e  escolha o perfume ideal para o seu dia:

Almíscar: ajuda a estimular a autoconfiança, a determinação, a segurança e a força de vontade
Âmbar: ajuda a trair amores e solidariedade
Azaléia: atrai sucesso e proteção para a sua carreira
Bergamota: pretege contra o azer e os perigos
Camomila: traz melhora financeira
Cedro: Aumenta a dignidade e a honra 
Cipestre: atrai sorte e fortuna
Citronela: atrai novos amigos e novos clientes
Coentro: tem efeito afrodisíaco e aumenta a atração
Jasmin: traz proteção e sorte
Lírio Florentino: atrai pessoa do sexo oposto
Lótus: aumenta a sorte no amor
Louro: afasta negatividades
Manjericão: purifica e protege
Néroli: aumenta o magnetismo atraindo amor e romances
Noz moscada: aumenta a sorte e afasta todo o tipo de mal
Olíbano: atrai prosperidade e sucesso
Orquídea: Aumenta a criatividade e a clareza da mente
Rosa: atrai pensamentos positivos e afetuosos
Verbena: estimula a mente e afasta elementos negativos
Violeta: afasta o mal e atua como pacificador nas brigas


Você já deve ter ouvido falar em notas de perfumes, mas você sabe o que são? Notas são moléculas que compõem a estrutura da fragrância de um perfume. 

Elas são classificadas de acordo com a sua evaporação e podem ser divididas em notas de saída, notas de corpo e notas de fundo.

  • Notas de saída: é a primeira sensação temos do perfume, são muito leves e por isso evaporam em até dez minutos após serem aplicadas na pele. Geralmente são notas cítricas, verdes, alavandadas e aldeídicas;
  • Notas de corpo: estas são responsáveis pela personalidade do perfume, pelo sucesso da fragrância. Demoram um pouco mais para evaporar, conseguimos sentir as suas notas uma hora depois de aplicadas na pele e duram até 4 horas. Costumam ser notas herbais, frutais e de especiarias;
  • Notas de fundo: são mais pesadas por isso demoram mais para evaporar. São responsáveis pela fixação da fragrância e podem ser sentidas somente 4 horas após a aplicação do perfume na pele  e permanecem de acordo com a duração do perfume. Geralmente usam notas madeiradas, musk, couro e gourmands.

Por isso que, para se conhecer bem a fragrância de um perfume, a pessoa deve experimentá-lo por um dia inteiro, para sentir todas as suas notas.





CONTINUE NAVEGANDO: